Nossa História

Criada em 27 de janeiro de 1986, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) pouco mudou nos seus 24 anos de existência. Continua com a missão de desenvolver a política de comunicação da administração municipal de Manaus, divulgando as atividades e realizações do Poder Executivo, assim como entrosar as comunidades às atividades políticas, além de todas as atribuições inerentes ao sistema de comunicação social. A idealizadora da Semcom e primeira secretária foi a jornalista Celes Calpúrnia Borges Melo, que voltou a ocupar o cargo atualmente. Antes da criação da secretaria, as atividades de comunicação eram desenvolvidas por uma assessoria ligada ao Gabinete Civil.

Ao longo dos anos, a Semcom acompanhou o desenvolvimento tecnológico das práticas de comunicação, substituindo, por exemplo, laboratórios fotográficos por revelação digital, além de utilizar linguagens tecnológicas de maior alcance, sempre no intuito de atender a dinâmica da secretaria.

Em 2006 a Semcom sofreu alteração na sua nomenclatura, sem nenhum dano às suas atribuições. Perdeu o termo “social”, tornando-se apenas Secretaria Municipal de Comunicação, mas mantendo a sigla que a consagrou.

Atualmente, a secretaria é composta por três departamentos: Jornalismo; Criação, Marketing e Publicidade; e Administrativo e Financeiro.